terça-feira, 31 de julho de 2012

Calopsita ou Caturra

Escrito por: Bruno Salles.





 Com seus encantos na aparência e temperamento faz com que este seja um ótimo pássaro de estimação. É uma das melhores aves do mundo pela facilidade de criar em cativeiro, têm um caráter muito dócil e aprendi diversos sons e truques, além de ser muito alegre e companheira.


CARACTERÍSTICAS:


Classe: Aves.
Ordem: Psitaciformes.
Família: Cacatuidae.
Gênero: Nymphicus.


Comprimento: 30 cm em média na fase adulta.
Peso: 85 a 140 g.
Longevidade: 20 a 25 anos.
Maturidade: 12 meses.
Incubação: entre 18 e 23 dias.
Postura: 4 a 8 ovos.

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE ESTAS AVES:


Originária da Austrália vivem em regiões áridas e semi-áridas do país. Costuma voar em bandos acompanhando o ciclo das chuvas, em busca de alimentos. Pertence à família dos psitacídeos (aves com o bico curvo) e também é a menor da família das Cacatuas.

Descrita cientificamente pela primeira vez em 1792, a Calopsita começou a fazer parte dos aviários europeus apenas em 1884 e teve maior expansão a partir de 1949 com o surgimento da primeira mutação, a arlequim, na Califórnia.

A calopsita é um pássaro que vem conquistando cada vez mais as pessoas pelo seu jeito amigável e interativo, principalmente quando domesticado. Apegam-se facilmente aos seus donos sendo participativas e brincalhonas, são alegres e divertidas.

A diferença entre os sexos é a intensidade de cores da sua plumagem. Os machos têm a cabeça e as faces predominantemente amarelas, enquanto que as fêmeas quase não apresentam cor amarela. São aves muito resistentes as Doenças e o clima. Existem atualmente numerosas mutações a partir da espécie selvagem ou original (cinzentos), sua tonalidade pode ser além da cinza, a albina e a amarela. Existem calopsitas com mutações pastel, canela, pérola e face branca. Atualmente vem sendo encontrado outras mutações.


Referências:  Sites sobre a calopsita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário